Por fim, acabaram-se os problemas com as horas extraordinárias graças à nova funcionalidade de validação de horas. Agora, terá maior visibilidade e capacidade de decisão sobre o excedente de tempo dos seus colaboradores.
Em que consiste esta nova funcionalidade?
Implementamos um novo processo de validação das horas extraordinárias. A partir de agora, quando um colaborador registar um excedente de tempo trabalhado (fora do seu horário atribuído), o sistema gerará automaticamente um pedido de validação para os validadores de registo de ponto.
Como a ativar?
Para começar a utilizar esta funcionalidade, um administrador tem de ativar a nova automatização. Apenas tem de ir a Configuração > Automatizações > Validações e ativar o seletor de “Ativar a validação de excedente de tempo“
Como funciona?
Este pedido funciona da mesma forma que qualquer outro tipo de validação: será criado automaticamente e o validador poderá aceder a partir da secção Pedidos, no lado superior esquerdo do painel de Sesame. Cada pedido poderá ser aprovado ou rejeitado.
Tenha em conta que apenas poderá ser resolvido pelo validador ou validadores de registos de ponto.
- Se o pedido for aprovado: o excedente de tempo será contabilizado automaticamente como tempo de trabalho para o colaborador.
- Se o pedido for rejeitado: o excedente de tempo não será contabilizado e o cálculo do banco de horas não será alterado.
Importante: o excedente de tempo não será contabilizado como tempo trabalhado até que o pedido seja aprovado pelos validadores correspondentes. Se existirem três validadores, o pedido só ficará concluído depois de aprovado pelos três.
Ativar notificações para o colaborador e o administrador
Esta nova funcionalidade permite aumentar a visibilidade na gestão das horas extraordinárias. Por isso, através de Configuração > Automatizaçãoes > Notificações, pode ativar os avisos por e-mail para o administrador sobre pedidos, alterações, aprovações ou rejeições relacionados com os pedidos de excedente de tempo dos colaboradores que gere. Da mesma forma, também pode ativar as notificações para o colaborador, por e-mail e/ou em Sesame, sempre que os seus pedidos de excedente de tempo sejam aprovados ou rejeitados.
Como será apresentada a informação em Registos de ponto e Estatísticas?
O novo processo de validação ficará refletido com alguns indicadores novos. São os seguintes:
- Excedente pendente de validar: é o excedente de tempo registado e cujo pedido de validação ainda não foi resolvido, pelo que ainda não foi contabilizado como tempo de trabalho.
- Excedente validado: é o excedente que foi aprovado pelo validador e, portanto, já é contabilizado como tempo trabalhado.
- Excedente rejeitado: é o excedente que foi rejeitado e não é contabilizado como tempo trabalhado do colaborador.